CAPELA SÃO JUDAS TADEU CONJUNTO HABITACIONAL JAMILE DEQUECH
O desenho bem como a planta da capela não tiveram custo pois o engenheiro responsável fez a doação do seu trabalho quando ao visitar viu a realidade do Conjunto e conheceu a realidade financeira de seus moradores.Foi formada uma comissão em prol da construção da Capela São Judas Tadeu tendo como responsável Aurélio Marcolino. Os primeiros trabalhos deste grupo, foi organizar as doações dentro do bairro como material de construção e assim iniciamos a tão sonhada obra que com ajuda de voluntários realizava mutirões ao finais de semana, o trabalho foi realizado desta maneira, até a fase de concretagem.Em fevereiro de 2002 para iniciar a fase de baldrame na construção com aautorização pelo Pe. Luiz Carlos Senegalia realizou-se a campanha com doação em dinheiro, utilizou-se envelope em mensagens, cada morador colaborava espontaneamente nesta campanha, foram visitadas todas as famílias do bairro não deu-se importância a religião que a família pertencia, alguns irmãos evangélicos também fizeram a sua colaboração. O resultado desta campanha foi imediato, após trinta dias a fase do baldrame foi terminada e iniciou-se a construção dos pilares; a campanha de doações e com envelopes estendeu-se até o mês de abril.No mês de julho de HISTÓRIA
O Texto a seguir faz parte do livro: TADEU, O OUTRO JUDAS, de autoria do pesquisador e jornalista Humberto Domingos Pastore.
A VIDA DE UM FUTURO SANTOA infância do menino Judas Tadeu
A terra natal do pequeno Judas Tadeu foi Caná da Galiléia, na Palestina, local onde hoje está à aldeia de Kafrkanna, região norte de Israel. Para explicar sua biografia é preciso utilizar a árvore genealógica da descendência de Davi. Jacó era filho de Natan, que no tempo dos grandes terremotos veio para a Judéia a fim de trabalhar na sua profissão de carpinteiro. Em Nazaré se casou e desse casamento nasceram dois filhos: José e Alfeu. O primeiro viria a ser pai de Jesus, e o segundo, pai de Judas Tadeu.
Dessa forma, podemos afirmar que Tadeu era primo em linha direta com Jesus Cristo, por ser filho de Alfeu e mais ainda, porque a sua mãe, Maria de Cleófas, que viria a ser a Santa Maria de Cleófas, reverenciada no dia 9 de abril, era prima de Maria, mãe de Jesus. Quando Alfeu morreu, Maria casou-se novamente. Dessa vez com o também viúvo Cleófas. Judas Tadeu tinha quatro irmãos: Tiago, José, Simão e Maria Salomé.
Nos livros apócrifos, ou seja, que não faz parte da Bíblia, mas rico em informações sobre o dia-a-dia da época, buscamos relatos como a de que a casa de José ficava ao lado da casa de seu irmão Alfeu, já que a propriedade que pertencia ao velho Jacó, pai de ambos, havia sido desmembrada. Outra informação é a de que, quando José e Maria foram participar do censo dos filhos de Israel, quem tomou conta da casa vazia foi a família dos pais de Tadeu.
A diferença de idade entre Jesus e seu primo Judas Tadeu era de apenas seis meses, e como todas as crianças do povoado, iam juntos na Sinagoga para recitar os salmos e aprender as palavras da Lei com o escriba Isacar. Consta também que quando tinham, cerca de doze anos, Isacar censurou o pequeno Jesus por ele ter espantado os sábios de Jerusalém com suas perguntas e seu jeito de falar de Deus.
Era um tempo muito difícil. Os adultos não tinham muitos locais para trabalhar e ainda por cima, Alfeu vivia muito doente, vindo a falecer quando Judas Tadeu tinha só quatorze anos. Sua esposa, então, casou novamente. As famílias vizinhas comentavam o fato de Maria Cleofas ser nervosa e bater muito nos filhos. Simão, o mais velho dos irmãos, tinha um gênio inquieto, vivia dizendo que queria expulsar os invasores romanos. Tiago era o mais sério de todos e muito piedoso. José, o irmão mais novo, era filho do segundo casamento de Maria com Cleofas e era chorão e muito mimado pela mãe. Salomé era a mais velha e quando se casou com um comerciante de óleo, passou a morar em Jerusalém.
Judas Tadeu na infância era gordinho e musculoso. Como a mãe passava muito tempo na casa da filha casada, quem tomava conta dos quatro meninos era a tia Maria, mãe de Jesus. Os quatro tinham gênios muito diferentes e eram todos mal educados, viviam mentindo, e, portanto, deu muito trabalho para a tia colocá-los na linha.
Judas e Jesus tinham vinte e três anos, quando o bondoso e trabalhador José veio a falecer. Cada um dos jovens foi seguir sua vida, e pouco se viam durante o ano.
Passagens bíblicas também comprovam que o relacionamento das duas famílias era bastante próximo: O padrasto Cleófas era um dos dois peregrinos a quem Jesus aparece durante o caminho de Emaús, no dia da ressurreição. A mãe Maria Cleófas é uma das piedosas mulheres que tinha seguido a Jesus desde a Galiléia e que permaneceu ao pé da cruz, ao lado da mãe de Jesus, durante o calvário.
Dos irmãos de Tadeu, Tiago, chamado o Menor, foi um dos 12 apóstolos, e aquele que se tornou o primeiro Bispo de Jerusalém. De seu irmão José, pouco sabemos de sua vida adulta além de que era conhecido como o Justo. Já Simão foi o segundo Bispo de Jerusalém, após Tiago. E sua irmã, Maria Salomé, que era casada com Zebedeu, foi mãe de outros dois apóstolos: Tiago Maior e João Evangelista, “aquele que Jesus amava”, (Jo 19,26).
É muito rica a participação da mãe e da irmã de São Judas nas passagens bíblicas. Basta dizer que Maria Cleófas e sua filha Maria Salomé estavam ao lado da mãe de Jesus, no momento da morte de Nosso Senhor crucificado, (Mc 15,40). Essas santas mulheres também são citadas na passagem em que as três mulheres encontraram o túmulo de Jesus Cristo vazio, (Mc 16,1).
Como se denota fomos buscar nos relatos bíblicos a conclusão de que Jesus Cristo era primo em primeiro grau de Judas Tadeu e de Tiago Menor e primo em segundo grau de Tiago Maior e de João Evangelista. Concluímos ainda, que Judas Tadeu era, portanto, tio de Tiago Maior e de João Evangelista, chamado assim, por escrever o quarto Evangelho que compõe o Novo Testamento.
Conta-se que por causa do grau de parentesco, Judas Tadeu era bem parecido com a fisionomia de Jesus Cristo. Como vimos tinham praticamente a mesma idade e eram garbosos e um olhar negro muito bonito. Se na infância tiveram os mesmos professores e participavam de jogos e brincadeiras os escritos revelam que Judas adulto era calado, obediente e que muitas vezes se perguntava como podia seu primo irmão falar e fazer tudo aquilo. Um dado que vem comprovar essa semelhança ocorreu na noite
Tadeu seria o noivo das Bodas de Caná?
Alguns historiadores citam que Judas Tadeu poderia ser o esposo nas núpcias de Caná. A tradicional passagem bíblica
Não existe comprovação documental de que seja Judas, mas convenhamos que, se o noivo não foi Judas Tadeu, sem dúvida foi alguém muito próximo, pois a mãe de Jesus não tomaria tal iniciativa se não estivesse entre seus familiares Outro ponto que nos leva a acreditar que tenha sido o casamento de Judas é que Maria, além de ser tia de Judas tinha por ele um carinho enorme, já que foi quem praticamente o educou na infância como vimos no capítulo anterior.
Seja como for, deixamos
De fato real podemos dizer que Judas Tadeu realmente foi casado. Sua esposa chamava-se Marta. E esse casal teve três filhos, João, Eli e Davi. Aliás, Davi era um recém-nascido quando Tadeu saiu de sua casa para seguir Jesus Cristo. Dá para imaginar como foi doloroso não só para ele, mas principalmente para sua jovem esposa que por certo ficou atônito ao ver seu marido, ao lado de doze homens, desaparecerem ao longo da estrada empoeirada que passava defronte a sua casa.
Enquanto uma corrente afirma que Judas Tadeu não voltou a ver sua família. Historiadores chegam a afirmar que após a morte e ressurreição do Mestre, ficou sabendo que Davi, seu filho mais novo estava muito doente e por essa razão foi visitá-lo e tão logo chegou em casa foi abençoado com a cura definitiva do menino que tinha pouco mais de quatro anos.
Um relato mais documental se deu quando Judas pregava em Edessa, e viu chegar seu amigo Simão para ajudá-lo na evangelização. Se por um lado seu coração explodiu de alegria por ver Simão, foi com a mais profunda dor que recebeu de suas mãos, a carta que seu filho João escrevera para informar que Marta havia morrido. Consta que Tadeu ficou só e chorou por muito tempo.
Os filhos João, Eli e Davi, agora crescidos seguiam os passos dos pais e como cristãos fervorosos levavam a mensagem de Jesus para as mais diversas nações.
A escolha que mudou o destino de Tadeu
“Chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades. Ora, são estes os nomes dos doze apóstolos: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu e Tadeu; Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu”. (Mateus 10,1-4). Tadeu descia o Rio Jordão quando viu um grupo de pessoas ouvindo um jovem barbudo que se vestia com pele de carneiro e comia só mel de abelhas. Sua curiosidade fez com que ele também ali parasse e qual não foi a sua surpresa ao ver que o orador era o seu primo em segundo grau, João Batista, filho da prima de sua mãe, Isabel, uma pessoa que há tanto tempo ele não tinha contato. Maravilhado ouviu que João Batista batizava com água, mas que viria o Filho de Deus que batizaria a todos com o Espírito Santo, alguém a quem ele não ousaria nem amarrar o cordão das sandálias.
Como tinha muita gente em volta de Batista, não pode ficar para conversar com ele. Então, se levantou e foi para a sua casa onde relatou tudo o que ouviu a sua esposa Marta.
O mesmo deslumbramento Judas teve tempos depois, quando a convite de seu amigo André subiu em um morro para ouvir um belo discurso de um jovem que dizia que um reino novo estava próximo. Para seu espanto o orador não era outro, se não o seu primo Jesus Cristo.
Esses acontecimentos fixaram na alma e no coração de Judas, tanto que quando Jesus o escolheu para ser um dos apóstolos a fim de o acompanhar em vida e levar sua mensagem após sua morte, não pensou muito e aceitou o desafio. Jesus formou com os discípulos sua nova família. Um grupo inseparável, onde o respeito imperava e vivendo com muito amor. Judas percebeu que os discípulos não pertenciam a uma classe social elevada, não eram sacerdotes, nem filósofos. Ao contrário, eram homens simples, não eram cultos, e muitas vezes nem chegavam a entender os ensinamentos de Jesus. Tanto que viviam a dizer: “Senhor, explica-nos essa parábola”. Como da vez que Jesus falou do “fermento dos fariseus” e os apóstolos, em sua simplicidade, pensaram tratar-se do fermento do pão, e não da doutrina dos fariseus, levando a Jesus a dizer: “Por que não compreendeis que não é do pão que vos falava, quando vos disse: Guardai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus” (Mt 16, 11).
Muito provavelmente, os doze apóstolos, ao serem convocados por Jesus não tinham em mente o que a história estava lhes reservando. Os judeus esperavam um rei de poder e não de serviço e no momento do convite por certo passava por suas cabeças que por serem “companheiros desde os primeiros momentos” seriam ministros, ocupariam os principais cargos no futuro governo. Só mais tarde perceberam que Jesus falava de um outro governo, de um outro reino, do Reino de Deus.
Judas, que também era conhecido por Tadeu foi o décimo apóstolo a ser escolhido pessoalmente por Jesus Cristo, (Mt 10,4). O nome Judas deriva de Judá, que significa “fortíssimo” e “celebérrimo”. Já, Tadeu quer dizer “valente”. Valente como sempre agiu na hora de defender a Palavra de Deus. Ele, como já fazia na infância, passou a acompanhar seu primo, e agora Mestre Jesus, nas muitas visitas às cidades próximas a Jerusalém. Como discípulo e apóstolo podem presenciar muitos milagres realizados por Jesus, tendo inclusive, participado da instituição da Eucaristia na última ceia e testemunhado, com muita tristeza a morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo.
Quando Jesus chamou os seus discípulos e pediu que se juntassem em dupla, e levassem a mensagem que tinham recebido por toda a Galiléia, sentiram muito medo. Foi com muita indecisão que escolheram seus parceiros. Para essa empreitada, Judas Tadeu ficou próximo de Mateus, o antigo publicano, talvez fosse com quem mais mantivesse contato dentro do grupo. Todos sabiam que a missão não era das mais fáceis, já que o próprio Mestre dissera que estava enviando-os como ovelhas em terras de lobos e que encontrariam muitas resistências.
Nesse momento, Jesus sentiu orgulho de seu primo e amigo, pois foi Judas Tadeu, ao lado de Mateus, a primeira dupla a se levantar e seguir viagem passando pelo posto de Gaza, a sede do porto mais importante de Jerusalém, local onde fervilhava a civilização já que ali se encontravam as pessoas que iam comercializar, sempre sob os olhares dos soldados romanos que usavam o capacete na cabeça e o corpo coberto de bronze e ferro.
Pode parecer um resumo, mas eis os principais momentos que proporcionaram a que hoje, dois mil anos depois, São Judas seja tão amado por uma verdadeira legião de devotos. Mas acompanhe nossa narrativa e saiba com detalhes cada uma dessas importantes passagens.
Anos 90
No fim da década de noventa, precisamente no ano 1999.... Surge a idéia da construção da capela, idéia esta de Josefina Baldoni, colocada em prática por suas filhas Rosinha e Maria Baldoni. A arrecadação de fundos para a construção da capela aconteceu junto aos moradores do Bairro e a escolha de São Judas Tadeu como padroeiro de nossa comunidade se deu através de votação.
Não desanimar na fé
Introdução
Esta pequena carta atribuída a Judas, irmão de Tiago e parente de Jesus, provavelmente foi escrita no fim do SÉC.I. Seja quem for o autor, ele conhece bem a literatura judaica do seu tempo, os textos chamados apócrifos, que ele cita, e dos quais está muito próximo pelo estilo.
É um discurso violento, mas, ao mesmo tempo, estranho e surpreendente; muitos particulares ai acenados são desconhecidos totalmente por nós. Entretanto, o cerne de sua preocupação é bastante claro: a necessidade de defender o essencial da fé com unhas e dentes e denunciar com coragem as aberrações de um misticismo imoral. Parece que o autor ataca alguns grupos que pretendiam possuir uma forma particular de conhecimento. Estes provocavam a desunião da comunidade, até mesmo nas reuniões. A essas pessoas que se consideravam “espirituais”, o que chegavam a negar que Jesus Cristo é o Senhor, o autor os acusa de estarem dominados por seus interesses e instintos e não pelo Espírito.
Essa violenta intervenção deve ter tido certo êxito, pois é retomada na segunda carta de Pedro, embora com alguns retoques. Não devemos ficar admirados com a sua violência.
CARTA DE SÃO JUDAS
Endereço e saudação
1 - Judas, servo de Jesus Cristo, irmão de Tiago, aos eleitos que são amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo.
2 - Que a misericórdia, a paz e o amor sejam concedidos em abundância a vocês.
Conservar fé autêntica
3 – Amados, tendo um grande desejo de escrever-lhes a respeito da nossa salvação comum, fui obrigado a fazê-lo, a fim de encorajá-los a lutar pela fé que foi transmitida aos fiéis uma vez por todas.
4 – De fato, infiltraram-se no meio de vocês alguns indivíduos que, desde há muito, estão inscritos para o julgamento. Eles são uns ímpios, que convertem a graça de nosso Deus em pretexto para a libertinagem e negam Jesus Cristo, o nosso único soberano e Senhor.
Os falsos mestres
5- A vocês que já conhecem definitivamente todas essas coisas, quero lembrar-lhes que o Senhor, depois de ter salvo o povo da terra do Egito, destruiu em seguida aqueles que não queriam acreditar.
6- Quero lembrar-lhes também que os anjos que não conservaram a sua dignidade, mas abandonam a própria moradia, o Senhor os mantém presos eternamente nas trevas, para o julgamento do grande Dia.
7- De igual modo, Sodoma e Gomorra e as cidades vizinhas, que igualmente se entregaram à libertinagem e correram atrás de vícios contra a natureza; elas servem de exemplo, sofrendo as penas de um fogo eterno.
8- O mesmo acontece com esses indivíduos: levados por seus devaneios, contaminam o próprio corpo, desprezando o senhorio de Cristo e insultando os seres gloriosos.
9- Na luta com o diabo pelo corpo de Moises, o arcanjo Miguel não teve a ousadia de acusá-lo com palavras ofensivas: apenas disse: “Que o Senhor castigue você!”.
10- Esses indivíduos, porém, dizem blasfêmias contra tudo o que eles não conhecem; e o que conhecem instintivamente, à maneira de animais, é que os conduz à ruína.
11- Aí deles, porque enveredaram pela estrada de Caim; por causa do lucro se entregaram às aberrações de Balaão e foram destruídos na rebelião de Core.
12- São eles que participam descarada mente das refeições fraternas de vocês, apascentando a si mesmos com irreverência. Eles são como nuvens sem água, levadas pelo vento, ou como árvores no fim do outono que não dão fruto, duas vezes mortas e arrancadas pela raiz.
13- São como as ondas bravias do mar, espumando a própria indecência. São como astros errantes, para os quais está reservada a escuridão das trevas eternas.
14- Também Henoc, o sétimo depois de Adão, profetizou sobre esses indivíduos, quando disse: “Eis que o Senhor veio com seus exércitos de anjos
15- Para fazer o julgamento universal e convencer todos os ímpios de todas as suas impiedades criminosas e de todas as palavras insolentes que os pecadores ímpios proferiram contra ele.”
16- São uns murmuradores que renegam a própria sorte e agem de acordo com suas próprias paixões; sua boca profere palavras orgulhosas e bajulam as pessoas por motivos interesseiros.
Apelo aos fiéis
17- Vocês, porém, amados, lembrem-se das coisas que foram ditas anteriormente pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.
18- Eles diziam a vocês: “No fim dos tempos aparecerão impostores que se comportarão conforme as suas paixões.”
19- São esses indivíduos! Eles causam divisões, são materiais e não possuem o Espírito.
Um programa de vida
20- Vocês, porém, amados, construam sobre o alicerce da santíssima fé que vocês têm; rezem movidos pelo Espírito Santo;
21- mantenham-se no amor de Deus, esperando que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo lhes dê a vida eterna.
22- Procurem convencer os vacilantes:
23- salvem a uns, arrancando-os do fogo; tenham compaixão de outros, mas com temor. Detestem até a roupa contaminada pelos instintos egoístas dos ímpios.
Hino de louvor
24- Para aquele que pode preservar vocês de qualquer falta e pode fazer que vocês compareçam sem defeitos e na alegria diante da glória dele,
25- ao Deus único, nosso Salvador, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, seja dada a glória e a majestade, a força e o poder, antes de todos os tempos, agora e para sempre. Amém!
Notas:
1-2: Os destinatários da carta são apresentados através de uma definição do que seja o verdadeiro cristão: é alguém chamado a fazer parte do novo povo de Deus; amado permanentemente por Deus Pai; guardado por Jesus Cristo, que o preserva do mal e o mantém na sua vocação.
3-4: A motivação imediata da carta é alertar as comunidades contra certos indivíduos, que nelas se infiltram para divulgar idéias erradas e conquistar seguidores. Eles procuram transformar a liberdade cristã em libertinagem e o amorem licenciosidade. Provavelmente se trata de gnósticos, para quem o homem é salvo pelo conhecimento e não pelo comportamento moral.
5-16: Cf. nota em 2Pd 2.
17-19: Os cristãos não devem ficar espantados com a aparição de pessoas que procuram enganar. A catequese dos apóstolos já havia anunciado isso (cf. At. 20,29-30).
20-23: Numa recomendação final, o autor relembra os pontos fundamentais de um programa de vida cristã: fé, oração, amor, auxílio mútuo, confiança na misericórdia de Jesus Cristo e distância daqueles que procuram perverter os outros.
24-25: Em vez das saudações finais, o autor termina com um hino de louvor a Deus, reconhecendo sua majestade, força e poder. Fonte:
Bíblia Sagrada
Edição Pastoral
Paulus Páginas 1587 e 1586
1 - Judas, servo de Jesus Cristo, irmão de Tiago, aos eleitos que são amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo.
2 - Que a misericórdia, a paz e o amor sejam concedidos em abundância a vocês.
Conservar fé autêntica
3 – Amados, tendo um grande desejo de escrever-lhes a respeito da nossa salvação comum, fui obrigado a fazê-lo, a fim de encorajá-los a lutar pela fé que foi transmitida aos fiéis uma vez por todas.
4 – De fato, infiltraram-se no meio de vocês alguns indivíduos que, desde há muito, estão inscritos para o julgamento. Eles são uns ímpios, que convertem a graça de nosso Deus em pretexto para a libertinagem e negam Jesus Cristo, o nosso único soberano e Senhor.
Os falsos mestres
5- A vocês que já conhecem definitivamente todas essas coisas, quero lembrar-lhes que o Senhor, depois de ter salvo o povo da terra do Egito, destruiu em seguida aqueles que não queriam acreditar.
6- Quero lembrar-lhes também que os anjos que não conservaram a sua dignidade, mas abandonam a própria moradia, o Senhor os mantém presos eternamente nas trevas, para o julgamento do grande Dia.
7- De igual modo, Sodoma e Gomorra e as cidades vizinhas, que igualmente se entregaram à libertinagem e correram atrás de vícios contra a natureza; elas servem de exemplo, sofrendo as penas de um fogo eterno.
8- O mesmo acontece com esses indivíduos: levados por seus devaneios, contaminam o próprio corpo, desprezando o senhorio de Cristo e insultando os seres gloriosos.
9- Na luta com o diabo pelo corpo de Moises, o arcanjo Miguel não teve a ousadia de acusá-lo com palavras ofensivas: apenas disse: “Que o Senhor castigue você!”.
10- Esses indivíduos, porém, dizem blasfêmias contra tudo o que eles não conhecem; e o que conhecem instintivamente, à maneira de animais, é que os conduz à ruína.
11- Aí deles, porque enveredaram pela estrada de Caim; por causa do lucro se entregaram às aberrações de Balaão e foram destruídos na rebelião de Core.
12- São eles que participam descarada mente das refeições fraternas de vocês, apascentando a si mesmos com irreverência. Eles são como nuvens sem água, levadas pelo vento, ou como árvores no fim do outono que não dão fruto, duas vezes mortas e arrancadas pela raiz.
13- São como as ondas bravias do mar, espumando a própria indecência. São como astros errantes, para os quais está reservada a escuridão das trevas eternas.
14- Também Henoc, o sétimo depois de Adão, profetizou sobre esses indivíduos, quando disse: “Eis que o Senhor veio com seus exércitos de anjos
15- Para fazer o julgamento universal e convencer todos os ímpios de todas as suas impiedades criminosas e de todas as palavras insolentes que os pecadores ímpios proferiram contra ele.”
16- São uns murmuradores que renegam a própria sorte e agem de acordo com suas próprias paixões; sua boca profere palavras orgulhosas e bajulam as pessoas por motivos interesseiros.
Apelo aos fiéis
17- Vocês, porém, amados, lembrem-se das coisas que foram ditas anteriormente pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.
18- Eles diziam a vocês: “No fim dos tempos aparecerão impostores que se comportarão conforme as suas paixões.”
19- São esses indivíduos! Eles causam divisões, são materiais e não possuem o Espírito.
Um programa de vida
20- Vocês, porém, amados, construam sobre o alicerce da santíssima fé que vocês têm; rezem movidos pelo Espírito Santo;
21- mantenham-se no amor de Deus, esperando que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo lhes dê a vida eterna.
22- Procurem convencer os vacilantes:
23- salvem a uns, arrancando-os do fogo; tenham compaixão de outros, mas com temor. Detestem até a roupa contaminada pelos instintos egoístas dos ímpios.
Hino de louvor
24- Para aquele que pode preservar vocês de qualquer falta e pode fazer que vocês compareçam sem defeitos e na alegria diante da glória dele,
25- ao Deus único, nosso Salvador, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, seja dada a glória e a majestade, a força e o poder, antes de todos os tempos, agora e para sempre. Amém!
Notas:
1-2: Os destinatários da carta são apresentados através de uma definição do que seja o verdadeiro cristão: é alguém chamado a fazer parte do novo povo de Deus; amado permanentemente por Deus Pai; guardado por Jesus Cristo, que o preserva do mal e o mantém na sua vocação.
3-4: A motivação imediata da carta é alertar as comunidades contra certos indivíduos, que nelas se infiltram para divulgar idéias erradas e conquistar seguidores. Eles procuram transformar a liberdade cristã em libertinagem e o amor
5-16: Cf. nota em 2Pd 2.
17-19: Os cristãos não devem ficar espantados com a aparição de pessoas que procuram enganar. A catequese dos apóstolos já havia anunciado isso (cf. At. 20,29-30).
20-23: Numa recomendação final, o autor relembra os pontos fundamentais de um programa de vida cristã: fé, oração, amor, auxílio mútuo, confiança na misericórdia de Jesus Cristo e distância daqueles que procuram perverter os outros.
24-25: Em vez das saudações finais, o autor termina com um hino de louvor a Deus, reconhecendo sua majestade, força e poder. Fonte:
Bíblia Sagrada
Edição Pastoral
Paulus Páginas 1587 e 1586
Novena Milagrosa a São Judas Tadeu
“Para obter graças em casos desesperados”1º DIA
São Judas Tadeu, vós que fostes um dos primeiros a seguir Jesus, aceitando deixar tudo o que tinhas para espalhar a Boa Nova da Salvação, nós vos pedimos, com muita confiança que nos ensineis a desprender-nos de nós mesmos, a fim de que possamos ajudar na causa da evangelização dos povos. Que o vosso exemplo nos inflame, para que também nós sejamos verdadeiros discípulos de Jesus.
Que nas pequenas coisas do nosso dia-a-dia, nós aprendamos a encontrar oportunidades de tornar o Cristo mais conhecido e mais amado.
SÃO JUDAS TADEU, ROGAI POR NÓS!
1- Pai Nosso
1- Ave-Maria
1- Glória ao Pai
ORAÇÃO:
Pai de Misericórdia, Deus de Bondade, Vós nos dais o exemplo dos santos para que, imitando os na terra, possamos chegar um dia ás alegrias do céu.
Dai-nos, vos pedimos, por intercessão de São Judas Tadeu, padroeiro dos casos difíceis, que tanto vos amou nesta vida, a graça de que tanto estamos necessitando!
(Fazer um instante de silêncio e pensar na graça de que se necessita).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo Amém.
São Judas Tadeu, vós que fostes um dos primeiros a seguir Jesus, aceitando deixar tudo o que tinhas para espalhar a Boa Nova da Salvação, nós vos pedimos, com muita confiança que nos ensineis a desprender-nos de nós mesmos, a fim de que possamos ajudar na causa da evangelização dos povos. Que o vosso exemplo nos inflame, para que também nós sejamos verdadeiros discípulos de Jesus.
Que nas pequenas coisas do nosso dia-a-dia, nós aprendamos a encontrar oportunidades de tornar o Cristo mais conhecido e mais amado.
SÃO JUDAS TADEU, ROGAI POR NÓS!
1- Pai Nosso
1- Ave-Maria
1- Glória ao Pai
ORAÇÃO:
Pai de Misericórdia, Deus de Bondade, Vós nos dais o exemplo dos santos para que, imitando os na terra, possamos chegar um dia ás alegrias do céu.
Dai-nos, vos pedimos, por intercessão de São Judas Tadeu, padroeiro dos casos difíceis, que tanto vos amou nesta vida, a graça de que tanto estamos necessitando!
(Fazer um instante de silêncio e pensar na graça de que se necessita).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo Amém.
2º DIA
São Judas Tadeu, vós que foste tão ardoroso apóstolo de Jesus, pois acreditaste plenamente nas palavras do Mestre e, por isso, vos fizestes fiel evangelizador dos povos, nós vos pedimos, com todo ardor do nosso coração, que nos mostreis a alegria de servir a um único Senhor.
Nós queremos ser como vós construtores do Reino de Deus e propagadores da mensagem da verdade e do amor que Jesus nos ensinou.
Queremos, nos ambientes onde vivemos, testemunhar o Cristo como vós testemunhastes a fim de que vivendo o Evangelho, nós também possamos chegar à glória do céu.
SÃO JUDAS TADEU, ROGAI POR NÓS!
1- Pai Nosso
1- Ave-Maria
1- Glória ao Pai
ORAÇÃO:
Deus Pai de Bondade, Senhor de nossas vidas, ouvi a prece destes vossos filhos que, por intercessão do glorioso apóstolo São Judas Tadeu, vos pedem a graça de que necessitam.
Fazei que, alcançando na terra os vossos benefícios, possamos louvar-vos para todo o sempre, na glória do céu.
(Fazer um instante de silêncio e pensar na graça de que se necessita).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo Amém.
3º DIA
São Judas Tadeu, apóstolo de Jesus e servidor do povo, vós que sentistes de perto o exemplo de Cristo, que veio para servir e não para ser servido, fazei com que nós compreendamos o valor do serviço desinteressado e gratuito.
Auxiliai-nos a adquirir o sentido de colocar-nos a serviço do próximo, principalmente daqueles que não são amados, dos desprezados, dos doentes, dos que vivem na pobreza...
Vós colocastes a vida a serviço do Evangelho e destes a vida pelo Cristo! Ajudai-nos, com vossa coragem, a vencer todo o medo e a dedicar nossa vida a serviço do Reino de Deus.
SÃO JUDAS TADEU, ROGAI POR NÓS!
1- Pai Nosso
1- Ave-Maria
1- Glória ao Pai
ORAÇÃO:
Ò Deus, fortaleza daqueles que em Vós esperam. Vós que destes a São Judas Tadeu força e energia para suportar todos os tormentos do martírio, concedei-nos a graça de perseverar até o fim, por mais árdua que seja a nossa jornada! Libertai-nos de todo o mal e de todo o pecado, a fim de que nós possamos viver uma vida santa, colocando-nos a serviço de nossos irmãos.
Pelos méritos de vosso glorioso santo que tantos exemplos de perseverança nos deixou, concedei-nos, Senhor, a graça de que tanto necessitamos.
(Fazei um instante de silêncio e pensar na graça de que se necessita).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo Amém.
4º DIA
São Judas Tadeu, vós que fostes primo-irmão de Jesus e que tanto convivestes com Ele na casa de Maria e de José, vivenciando o profundo exemplo de amor e união da Sagrada Família, ensinai-nos a crer e valorizar o papel da família os tempos de hoje.
Mostrai-nos o caminho para uma fé sempre mais confiante a fim de que possamos ser para o mundo um sinal do amor de Deus, como vós o fostes para que, através do nosso exemplo, as pessoas possam crer no Reino de Deus.
Ajudai-nos a ser humilde na renúncia a todo o mal, a tudo que nos afasta do caminho do bem. Fazei com que, acima de tudo, nos façamos instrumento de amor nas mãos de Deus.
SÃO JUDAS TADEU, ROGAI POR NÓS!
1- Pai Nosso
1- Ave-Maria
1- Glória ao Pai
ORAÇÃO:
Ó Deus, que cumulastes a vida do apóstolo São Judas Tadeu com tantas virtudes, fazei que, seguindo os exemplos e imitando as virtudes de tão grande Santo, nós possamos, com a vossa divina graça, chegar aonde ele chegou e contemplar, para todo o sempre, a Vossa face celestial,
Concedei-nos, Senhor, por intercessão de São Judas Tadeu, a graça que tanto estamos almejando.
(Fazer um instante de silêncio pensar na graça de que se necessita).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém
5º DIA
São Judas Tadeu, vós que esteve presente na última Ceia e entendestes como ninguém o significado do gesto de amor que Jesus teve para com a humanidade, quando Ele tomou o pão e o vinho e os consagrou, tornando-os, Seu Corpo e Seu Sangue, fazei com que nós entendamos o valor da Santa Missa que repete, todos os dias, esse gesto de Jesus, para que comendo do Corpo e bebendo do Sangue de Cristo, nós possamos ter muitas forças para viver a fé de maneira coerente, a fim de que possamos colaborar na construção do Reino de Deus, lutando por um mundo onde impere a justiça, o amor, a fraternidade, a paz e a igualdade.
SÃO JUDAS TADEU, ROGAI POR NÓS!
1- Pai Nosso
1- Ave-Maria
1- Glória ao Pai
ORAÇÃO:
Ò Deus, fonte de toda verdade que inspirastes São Judas e ser fiel até o fim à verdade do Evangelho, fazei com que nós também saibamos buscar o que conduz à eterna felicidade.
Que nós tenhamos força à coragem para abandonar todo o mal e todo o pecado para viver uma vida santa e irrepreensível.
Nós vos pedimos forças para viver a Boa Nova do Reino como São Judas viveu e que nós saibamos buscar as coisas do alto para podermos estar entre aqueles que são chamados bem aventurados.
Fazei, Senhor, que pela intercessão de São Judas Tadeu, nós consigamos a graça de que tanto necessitamos.
(Fazer um instante de silêncio e pensar na graça de que tanto se necessita).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo Amém.
6º DIA
São Judas Tadeu, apóstolo de Jesus Cristo e sinal da santidade de Deus, ajudai-nos a alcançar a graça de viver na pureza, a fim de que nosso interior seja fonte de paz e bondade jorrando a vida de Deus para todos os irmãos. Que, pelo vosso exemplo, nós aprendamos a dirigir nossa vida no caminho do bem, chamando a todos para a unidade, de maneira que possamos vencer as barreiras que separam as pessoas umas das outras e tenhamos uma só alma. Que a humanidade caminhe inspirada, São Judas Tadeu, em vosso desejo de unidade, rumo á civilização do amor.
SÃO JUDAS TADEU, ROGAI POR NÓS!
1- Pai Nosso
1- Ave-Maria
1- Glória ao Pai
ORAÇÃO:
Ó Deus, Vós sois admirável em vossas obras. Vós fizestes bem todas as coisas e cumulastes os vossos santos das mais heróicas virtudes.
Fazei, que o exemplo de São Judas Tadeu, nós consigamos superar todas as barreiras que nos impedem de viver uma vida perfeita, a fim de que possamos alcançar o dom da firmeza diante do mal, do egoísmo da injustiça. Que nós saibamos vigiar e orar para não cair em tentação. É que, assim como São Judas Tadeu lutou contra o pecado, concedei-no também a graça de sermos até o fim.
Fazei, Senhor Deus, que nós sejamos merecedores da graça que tanto temos solicitado.
(Fazer um instante de silêncio e pensar na graça de que se necessita).
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade de Espírito Santo Amém.
7º DIA
São Judas Tadeu, vós que fostes apóstolo exemplar e homem de fé inabalável, a ponto de fazerdes de Cristo vossa única e absoluta certeza, rogai a Deus por nós, a fim de que cresçamos cada vez mais na fé e nos tornemos luz para os nossos irmãos, pois reconhecemos que, freqüentemente, nossa fé é vacilante e frágil.
Sabemos que precisamos de vossa ajuda, São Judas Tadeu, para acolher com simplicidade os dons que Deus nos oferece e cultivar, pela oração e pelo conhecimento do Evangelho, a nossa vida cristã.
Ajudai-nos a pedir, diariamente, como vós pedistes com os apóstolos: Senhor, aumentai a nossa fé!
São Judas Tadeu, vós que foste tão ardoroso apóstolo de Jesus, pois acreditaste plenamente nas palavras do Mestre e, por isso, vos fizestes fiel evangelizador dos povos, nós vos pedimos, com todo ardor do nosso coração, que nos mostreis a alegria de servir a um único Senhor.
Nós queremos ser como vós construtores do Reino de Deus e propagadores da mensagem da verdade e do amor que Jesus nos ensinou.
Queremos, nos ambientes onde vivemos, testemunhar o Cristo como vós testemunhastes a fim de que vivendo o Evangelho, nós também possamos chegar à glória do céu.
SÃO JUDAS TADEU, ROGAI POR NÓS!
1- Pai Nosso
1- Ave-Maria
1- Glória ao Pai
ORAÇÃO:
Deus Pai de Bondade, Senhor de nossas vidas, ouvi a prece destes vossos filhos que, por intercessão do glorioso apóstolo São Judas Tadeu, vos pedem a graça de que necessitam.
Fazei que, alcançando na terra os vossos benefícios, possamos louvar-vos para todo o sempre, na glória do céu.
(Fazer um instante de silêncio e pensar na graça de que se necessita).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo Amém.
3º DIA
São Judas Tadeu, apóstolo de Jesus e servidor do povo, vós que sentistes de perto o exemplo de Cristo, que veio para servir e não para ser servido, fazei com que nós compreendamos o valor do serviço desinteressado e gratuito.
Auxiliai-nos a adquirir o sentido de colocar-nos a serviço do próximo, principalmente daqueles que não são amados, dos desprezados, dos doentes, dos que vivem na pobreza...
Vós colocastes a vida a serviço do Evangelho e destes a vida pelo Cristo! Ajudai-nos, com vossa coragem, a vencer todo o medo e a dedicar nossa vida a serviço do Reino de Deus.
SÃO JUDAS TADEU, ROGAI POR NÓS!
1- Pai Nosso
1- Ave-Maria
1- Glória ao Pai
ORAÇÃO:
Ò Deus, fortaleza daqueles que em Vós esperam. Vós que destes a São Judas Tadeu força e energia para suportar todos os tormentos do martírio, concedei-nos a graça de perseverar até o fim, por mais árdua que seja a nossa jornada! Libertai-nos de todo o mal e de todo o pecado, a fim de que nós possamos viver uma vida santa, colocando-nos a serviço de nossos irmãos.
Pelos méritos de vosso glorioso santo que tantos exemplos de perseverança nos deixou, concedei-nos, Senhor, a graça de que tanto necessitamos.
(Fazei um instante de silêncio e pensar na graça de que se necessita).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo Amém.
4º DIA
São Judas Tadeu, vós que fostes primo-irmão de Jesus e que tanto convivestes com Ele na casa de Maria e de José, vivenciando o profundo exemplo de amor e união da Sagrada Família, ensinai-nos a crer e valorizar o papel da família os tempos de hoje.
Mostrai-nos o caminho para uma fé sempre mais confiante a fim de que possamos ser para o mundo um sinal do amor de Deus, como vós o fostes para que, através do nosso exemplo, as pessoas possam crer no Reino de Deus.
Ajudai-nos a ser humilde na renúncia a todo o mal, a tudo que nos afasta do caminho do bem. Fazei com que, acima de tudo, nos façamos instrumento de amor nas mãos de Deus.
SÃO JUDAS TADEU, ROGAI POR NÓS!
1- Pai Nosso
1- Ave-Maria
1- Glória ao Pai
ORAÇÃO:
Ó Deus, que cumulastes a vida do apóstolo São Judas Tadeu com tantas virtudes, fazei que, seguindo os exemplos e imitando as virtudes de tão grande Santo, nós possamos, com a vossa divina graça, chegar aonde ele chegou e contemplar, para todo o sempre, a Vossa face celestial,
Concedei-nos, Senhor, por intercessão de São Judas Tadeu, a graça que tanto estamos almejando.
(Fazer um instante de silêncio pensar na graça de que se necessita).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém
5º DIA
São Judas Tadeu, vós que esteve presente na última Ceia e entendestes como ninguém o significado do gesto de amor que Jesus teve para com a humanidade, quando Ele tomou o pão e o vinho e os consagrou, tornando-os, Seu Corpo e Seu Sangue, fazei com que nós entendamos o valor da Santa Missa que repete, todos os dias, esse gesto de Jesus, para que comendo do Corpo e bebendo do Sangue de Cristo, nós possamos ter muitas forças para viver a fé de maneira coerente, a fim de que possamos colaborar na construção do Reino de Deus, lutando por um mundo onde impere a justiça, o amor, a fraternidade, a paz e a igualdade.
SÃO JUDAS TADEU, ROGAI POR NÓS!
1- Pai Nosso
1- Ave-Maria
1- Glória ao Pai
ORAÇÃO:
Ò Deus, fonte de toda verdade que inspirastes São Judas e ser fiel até o fim à verdade do Evangelho, fazei com que nós também saibamos buscar o que conduz à eterna felicidade.
Que nós tenhamos força à coragem para abandonar todo o mal e todo o pecado para viver uma vida santa e irrepreensível.
Nós vos pedimos forças para viver a Boa Nova do Reino como São Judas viveu e que nós saibamos buscar as coisas do alto para podermos estar entre aqueles que são chamados bem aventurados.
Fazei, Senhor, que pela intercessão de São Judas Tadeu, nós consigamos a graça de que tanto necessitamos.
(Fazer um instante de silêncio e pensar na graça de que tanto se necessita).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo Amém.
6º DIA
São Judas Tadeu, apóstolo de Jesus Cristo e sinal da santidade de Deus, ajudai-nos a alcançar a graça de viver na pureza, a fim de que nosso interior seja fonte de paz e bondade jorrando a vida de Deus para todos os irmãos. Que, pelo vosso exemplo, nós aprendamos a dirigir nossa vida no caminho do bem, chamando a todos para a unidade, de maneira que possamos vencer as barreiras que separam as pessoas umas das outras e tenhamos uma só alma. Que a humanidade caminhe inspirada, São Judas Tadeu, em vosso desejo de unidade, rumo á civilização do amor.
SÃO JUDAS TADEU, ROGAI POR NÓS!
1- Pai Nosso
1- Ave-Maria
1- Glória ao Pai
ORAÇÃO:
Ó Deus, Vós sois admirável em vossas obras. Vós fizestes bem todas as coisas e cumulastes os vossos santos das mais heróicas virtudes.
Fazei, que o exemplo de São Judas Tadeu, nós consigamos superar todas as barreiras que nos impedem de viver uma vida perfeita, a fim de que possamos alcançar o dom da firmeza diante do mal, do egoísmo da injustiça. Que nós saibamos vigiar e orar para não cair em tentação. É que, assim como São Judas Tadeu lutou contra o pecado, concedei-no também a graça de sermos até o fim.
Fazei, Senhor Deus, que nós sejamos merecedores da graça que tanto temos solicitado.
(Fazer um instante de silêncio e pensar na graça de que se necessita).
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade de Espírito Santo Amém.
7º DIA
São Judas Tadeu, vós que fostes apóstolo exemplar e homem de fé inabalável, a ponto de fazerdes de Cristo vossa única e absoluta certeza, rogai a Deus por nós, a fim de que cresçamos cada vez mais na fé e nos tornemos luz para os nossos irmãos, pois reconhecemos que, freqüentemente, nossa fé é vacilante e frágil.
Sabemos que precisamos de vossa ajuda, São Judas Tadeu, para acolher com simplicidade os dons que Deus nos oferece e cultivar, pela oração e pelo conhecimento do Evangelho, a nossa vida cristã.
Ajudai-nos a pedir, diariamente, como vós pedistes com os apóstolos: Senhor, aumentai a nossa fé!
SÃO JUDAS TADEU, ROGAI POR NÓS!
1- Pai Nosso
1- Ave-Maria
1- Glória ao Pai
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai e Senhor da humanidade, Vós inspirastes, pela ação do Espírito Santo, São Judas Tadeu a escrever uma epístola aos cristãos que passavam por dificuldades.
Ensinai-nos a nos preocupar com os irmãos sofredores, ajudando-os na sua promoção humana e espiritual, a fim de que tenham uma vida digna de filhos de Deus.
Pedimos-vos também, Senhor, que atendais às súplicas que nós fazemos, por intercessão de São Judas Tadeu, a fim de que possamos conseguir a graça que nós tanto almejamos.
(Fazer um instante de silêncio e pensar na graça de que se necessita).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
8º DIA
São Judas, vós que pelo exemplo de uma vida santa, cheia de amor e doação aos irmãos, vos fizestes tão querido de nossa gente, ensinai-nos o caminho do serviço abnegado e do desprendimento, a fim de que nós possamos estar ao lado daqueles que precisam de nós.
Ajudai-nos a despojar-nos de tudo o que é material e não leva a nada.
Fazei com que nós apeguemos aos bens eternos. Que, caminhando por entre as coisas que passam tenhamos sempre os nossos olhos fixos naquilo que não passa.
Que nós possamos um dia, estar junto de Vós, na glória do céu, para convosco possamos louvar o bom Deus por toda a eternidade.
SÃO JUDAS TADEU, ROGAI POR NÓS!
1- Pai Nosso
1- Ave-Maria
1- Glória ao Pai
ORAÇÃO:
Ó Deus, queem vosso Filho , Jesus Cristo proclamastes bem aventurados os que têm espírito de pobre dizendo que deles é o Reino do Céu, fazei-nos pobres e desprendidos como São Judas Tadeu. Que coloquemos a nossa vida a serviço dos mais necessitados e busquemos ser solidários com os pobres, os doentes, os oprimidos e marginalizados. E que aprendamos a ver em cada irmão o próprio Cristo, nosso Irmão e Senhor!
Com toda humildade nós vós pedimos, Senhor, que Vos digneis ouvir nossa súplica, pela intercessão de São Judas Tadeu, e concedei-nos a graça de que tanto necessitamos.
(Fazer um instante de silêncio e pensar na graça de que se necessita).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo Amém.
9º DIA
São Judas Tadeu, glorioso apóstolo e mártir, vós que, na convivência diária com Cristo, experimentastes o infinito amor de Seu Coração, ajudai-nos a conseguir a graça de uma verdadeira conversão, para que o nosso coração também se torne semelhante ao Coração de Jesus, a fim de que reconheçamos em Cristo o Homem que mais amou e o modelo de todo bom coração.
Que nos renovemos interiormente, deixando que O Senhor derrame sobre nós uma água pura e coloque em nosso peito um coração novo capaz de amar como Ele nos amou.
SÃO JUDAS TADEU, ROGAI POR NÓS!
1- Pai Nosso
1- Ave-Maria
1- Glória ao Pai ORAÇÃO:
Ó Deus, que tornastes o apóstolo São Judas Tadeu grande intercessor nos casos mais difíceis, fazei com que seguindo seu modelo de vida, nós possamos conseguir uma fé sólida, confiante e sem reservas.
Que acreditemos no milagre do amor presente em nossa vida a cada instante, nas mínimas coisas, no dia-a-dia. Que as graças e milagres que nós alcançarmos sejam conseqüências de nossa fé.
E que, assim como São Judas, por uma vida de fidelidade e amor ao Evangelho, se tornou tão grande Santo, que consigamos também galgar os patamares da eternidade e viver nos prados celestiais por todos os séculos sem fim.
Fazei Senhor que, ao término desta novena, consigamos a graça que tanto vos pedimos.
(Fazer um instante de silêncio e pensar na graça de que se necessita).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
1- Pai Nosso
1- Ave-Maria
1- Glória ao Pai
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai e Senhor da humanidade, Vós inspirastes, pela ação do Espírito Santo, São Judas Tadeu a escrever uma epístola aos cristãos que passavam por dificuldades.
Ensinai-nos a nos preocupar com os irmãos sofredores, ajudando-os na sua promoção humana e espiritual, a fim de que tenham uma vida digna de filhos de Deus.
Pedimos-vos também, Senhor, que atendais às súplicas que nós fazemos, por intercessão de São Judas Tadeu, a fim de que possamos conseguir a graça que nós tanto almejamos.
(Fazer um instante de silêncio e pensar na graça de que se necessita).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
8º DIA
São Judas, vós que pelo exemplo de uma vida santa, cheia de amor e doação aos irmãos, vos fizestes tão querido de nossa gente, ensinai-nos o caminho do serviço abnegado e do desprendimento, a fim de que nós possamos estar ao lado daqueles que precisam de nós.
Ajudai-nos a despojar-nos de tudo o que é material e não leva a nada.
Fazei com que nós apeguemos aos bens eternos. Que, caminhando por entre as coisas que passam tenhamos sempre os nossos olhos fixos naquilo que não passa.
Que nós possamos um dia, estar junto de Vós, na glória do céu, para convosco possamos louvar o bom Deus por toda a eternidade.
SÃO JUDAS TADEU, ROGAI POR NÓS!
1- Pai Nosso
1- Ave-Maria
1- Glória ao Pai
ORAÇÃO:
Ó Deus, que
Com toda humildade nós vós pedimos, Senhor, que Vos digneis ouvir nossa súplica, pela intercessão de São Judas Tadeu, e concedei-nos a graça de que tanto necessitamos.
(Fazer um instante de silêncio e pensar na graça de que se necessita).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo Amém.
9º DIA
São Judas Tadeu, glorioso apóstolo e mártir, vós que, na convivência diária com Cristo, experimentastes o infinito amor de Seu Coração, ajudai-nos a conseguir a graça de uma verdadeira conversão, para que o nosso coração também se torne semelhante ao Coração de Jesus, a fim de que reconheçamos em Cristo o Homem que mais amou e o modelo de todo bom coração.
Que nos renovemos interiormente, deixando que O Senhor derrame sobre nós uma água pura e coloque em nosso peito um coração novo capaz de amar como Ele nos amou.
SÃO JUDAS TADEU, ROGAI POR NÓS!
1- Pai Nosso
1- Ave-Maria
1- Glória ao Pai ORAÇÃO:
Ó Deus, que tornastes o apóstolo São Judas Tadeu grande intercessor nos casos mais difíceis, fazei com que seguindo seu modelo de vida, nós possamos conseguir uma fé sólida, confiante e sem reservas.
Que acreditemos no milagre do amor presente em nossa vida a cada instante, nas mínimas coisas, no dia-a-dia. Que as graças e milagres que nós alcançarmos sejam conseqüências de nossa fé.
E que, assim como São Judas, por uma vida de fidelidade e amor ao Evangelho, se tornou tão grande Santo, que consigamos também galgar os patamares da eternidade e viver nos prados celestiais por todos os séculos sem fim.
Fazei Senhor que, ao término desta novena, consigamos a graça que tanto vos pedimos.
(Fazer um instante de silêncio e pensar na graça de que se necessita).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
ORAÇÃO DE SÃO JUDAS TADEU
(para todos os dias)
São Judas glorioso apóstolo fiel servo e amigo de Jesus, o nome do traidor foi causa de que fosseis esquecido por muitos, mas a Igreja vos honra e invoca universalmente como o patrono nos casos desesperados, nos negócios sem remédio.
Rogai por mim que sou tão miserável,
Fazei uso, eu vos imploro, desse particular privilégio que vos foi concedido de trazer viável e imediato auxílio, onde o socorro desapareceu quase por completo.
Assisti-me nesta grande necessidade, para que eu possa receber as consolações e o auxílio do céu em todas as minhas precisões, atribulações e sofrimentos, alcançando-me a graça de que necessito, para que eu possa louvar a Deus convosco e com todos os eleitos, por toda a eternidade.
Eu vos prometo ó bendito São Judas, lembrar-me sempre deste grande favor e nunca deixar de vos honrar, como meu especial e poderoso patrono, e fazer tudo o que estiver ao meu alcance para incentivar a devoção para convosco.
Eu vos prometo ó bendito São Judas, lembrar-me sempre deste grande favor e nunca deixar de vos honrar, como meu especial e poderoso patrono, e fazer tudo o que estiver ao meu alcance para incentivar a devoção para convosco.
Amém.
São Judas rogai por nós e por todos os que vos honram e invocam o Vosso auxílio!
Pai-nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...
Pai-nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...
Oração à São Judas TadeuSão Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo
e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão.
Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a
verdadeira Igreja fundada por Cristo.
Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração,
encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem
forças para vencer o pecado e superar todo o mal.
Quero imitar- vos, comprometendo- me com Cristo e com sua Igreja, por uma
decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre.
E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como
membro ativo de minha comunidade.
Confiando na vossa poderosa intercessão, espero alcançar de Deus a graça que vos imploro (aqui você faz o seu pedido).
São Judas Tadeu, rogai por nós! Amém!
Rezar 3 Pai-Nosso, 3 Ave-Maria e 3 Glória ao Pai.e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão.
Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a
verdadeira Igreja fundada por Cristo.
Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração,
encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem
forças para vencer o pecado e superar todo o mal.
Quero imitar- vos, comprometendo- me com Cristo e com sua Igreja, por uma
decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre.
E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como
membro ativo de minha comunidade.
Confiando na vossa poderosa intercessão, espero alcançar de Deus a graça que vos imploro (aqui você faz o seu pedido).
São Judas Tadeu, rogai por nós! Amém!
BENÇÃO COM A RELIQUIA
S. Pelos merecimentos e intercessão do bem aventurado São Judas Tadeu, conceda-nos, Deus Todo Poderoso, sua graça e sua benção, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém
HINO DE SÃO JUDAS (canto)
1. Com todo amor e confiança vimos um culto te render. Sabemos que jamais se cansa tua bondade em nos valer.
Dá-nos cantar vitória, ó São Judas Tadeu. E ver na eterna glória, Jesus o Rei do Céu.
2. Socorres as necessidades de quem te implora proteção. A todas as calamidades abres amantes o coração.
3. Teu patrocínio reclamamos para seguir de Deus a lei. Na terra enquanto batalhamos dá nos seguir a Cristo Rei.
Coordenadores Comunitários São Judas Tadeu
Rua: Silvio Carlos Silva, 177
Conjunto Jamille Dequech
PASTORAIS E MOVIMENTOS | COORDENADOR/E-MAIL |
Coordenador de Comunidade | Abrão da Rocha |
Pastoral da Acolhida | Valdecir (Nena) |
Adoradores da Eucaristia | Marli Peruci |
Arrecad. Rádio Alvorada | Dona Ésia |
Pastoral do Batismo | |
Ministério do Canto | Edgar |
Pastoral Catequética | José Wilson |
Pastoral da Criança | Maria Gouveia |
Pastoral dos Coroinhas | Valdecir (Nena) |
Pastoral do Dízimo | Elielza |
Pastoral Familiar | José Milton e Marinês |
Grupos de Reflexão | Antonio Orélio |
Infância Missionária | |
Pastoral dos Adolescentes | Edgar e Kátia |
Pastoral Litúrgica | Claudenice |
Mãe Peregrina | Claudenice |
Pastoral dos Ministros | Ulisses Marcolino |
Pastoral da 3ª Idade | Dona Esia |
Vicentinos | Osmar |
Serv. Anim. Vocacional (SAV) | Azeneide |
Conselho Econômico da Comunidade
Cooordenador: Abrão
Vice-coordenador: Marli
Tesoureiro: Ulisses
Secretária: Débora
Conselhos: Edgar e José Miltom
Missa
Domingos: 08h


Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.