terça-feira, 19 de julho de 2011

Pastoral do Dízimo


Pastoral do Dízimo

A Pastoral do Dízimo valoriza a missionariedade, visitação, senso de pertença à Comunidade, a participação e a transparência da administração do bem comum, através da organização da Própria Pastoral e outros meios de sustento das comunidades.
Tem por objetivo criar consciência de partilha e co-responsabilidade com a Comunidade. Organizar as Comunidades para desenvolver esse serviço evangelizador com as lideranças, ir ao encontro de pessoas afastadas e indiferentes que não freqüentam a Igreja, fortalecerem a convicção católica e desenvolver a Dimensão Missionária do Dízimo.



O que faz:
1. Reuniões mensais com os zeladores do Dízimo para estudo e troca de experiências.
2. Visitas missionárias aos dizimistas para entrega de envelopes e estreitar relações de amizades.
3. Providencia o material necessário para a divulgação e conscientização do Dízimo.
4. Celebração especial do "dia do Dizimista", em final de semana específico e realiza a prestação de contas.
5. Plantão do Dízimo - escala entre os zeladores.
6. Capacitação e formação para zeladores do Dízimo.

Como é organizada:

1. Coordenação Diocesana.
2. Equipe de Coordenação Paroquial.
3. Coordenadores de Comunidade.
4. Equipe de zeladores por Comunidades.
5. Dizimistas.
6. Participação do Tesoureiro da Comunidade e Paroquial.
O QUE É O DÍZIMO?
O dízimo é o reconhecimento de que tudo pertence a DEUS. Nós apenas administramos o que d'Ele recebemos. É uma profunda relação entre você e Deus.

O dízimo é devolver a Deus uma pequena parte do muito que Ele nos dá. A graça de Deus não tem preço. Nem todo a dinheiro do mundo pode comprá-la. Portanto, o dízimo não é pagamento, mas sim devolução.

O dízimo coerente é aquele que nasce e cresce pela fé. A plena conversão do cristão ao dizimo está na mesma medida e proporção de sua conversão em Cristo.
COM O QUE CONTRIBUO?
Com o dízimo, ajudamos a Igreja a cumprir sua missão, em especial a de evangelizar. Quem oferta o dízimo com consciência e fé torna-se evangelizador, mesmo que não possa ou não saiba anunciar a Palavra de Deus. O próprio ato de contribuir com o dízimo já e um ato evangelizador, pois a ação é um complemento da oração.

Além disso, contribuir com o dízimo é ajudar a manter e cuidar da Igreja, a casa de oração da comunidade. É com o dinheiro do dízimo que se compram as velas para o altar, os cálices, os cibórios, os livros e folhetos litúrgicos, paga-se conta de luz, água, telefone, funcionários e tantas outras despesas.

Portanto, o dízimo que você oferece vai se transformar em Evangelho, em remédio, em pão, em missão e colaborar na construção do Reino de Deus.
O DÍZIMO É BÍBLICO
A muitas passagens bíblicas sabre o dízimo. Uma das principais é o texto de Malaquias 3,10: "Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência, diz o Senhor dos Exércitos, e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha benção sobre vós, muito além do necessário."

"Honra o Senhor com os teus bens ... " Provérbios 3, 9-10

"Antes de tudo, mantende entre vós uma ardente caridade, porque a caridade cobre uma multidão de pecados." 2Pedro 4,8, Provérbios 10,12

"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem consomem e onde os ladrões não minam nem roubam, porque onde estiver o vosso tesouro aí também estará o vosso coração." Mateus 6, 19-21

"Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria, poderoso é Deus para cumular-vos com toda espécie de benefícios, para que tendo sempre e em todas as coisas o necessário, vos sobre ainda muito para toda a espécie de boas obras." 2Corintios 9,7-8

O quinto mandamento da Igreja nos convida a viver a graça da doação: "Pagar o dizimo segundo o costume. "

ORAÇÃO DO DIZIMISTA
Recebei, Senhor, a minha oferta.
Ela não é uma esmola, porque não sois mendigo.
Não é apenas uma contribuição porque não precisais dela.
Não é o resto que me sobra que vos ofereço.
Esta importância, Senhor, representa a minha gratidão e o meu reconhecimento,
pois se tenho algo, é porque Vós me destes.
Amém!
OBRAS COM AS QUAIS O DIZIMISTA VAI COLABORAR
CAMINHANDO COM O DÍZIMO NA BÍBLIA
“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça e todas as coisas vos serão dadas em acréscimo”(Mt 6, 23).

O Dízimo é uma semente de bênçãos e prosperidade. É a alma e a essência da partilha. É a devolução a Deus do que já é de Deus. É um ato de amor, obediência, fidelidade e compromisso com Deus, a Igreja e os pobres.
São os primeiros frutos que devolvemos a Deus.
“Trarás os primeiríssimos frutos de teu solo à Casa  do Senhor, teu Deus” (Ex 34,26).
Ao oferecer o dízimo estamos quebrando em nós as amarras do egoísmo, aprendemos a ser corajosos – aprendemos a vencer o medo e a insegurança.
O dízimo é utilizado para atender as necessidades materiais da comunidade, conforme as seguintes finalidades:
      
Finalidade Religiosa: é com o dinheiro do Dízimo que a comunidade atende todas as despesas, tais como: materiais litúrgicos, velas, vinho, hóstias, toalhas para o altar, livros, materiais de limpeza, pagamentos de água, luz, telefone, salários de secretárias e outros auxiliares, salário do padre, materiais de escritório, manutenção da Igreja, salas de catequese, etc...

Finalidade Missionária: com o dinheiro do Dízimo é possível investir em cursos de formação de lideranças para as paróquias, formação de catequistas, promover retiros, encontros de formação, atividades missionárias, formação de padres, com ajuda aos seminários, etc... e,

Finalidade Social: que corresponde às despesas com auxílio aos pobres, aos doentes, aos desamparados, atendimentos aos idosos, crianças abandonadas, cursos de promoção humana e social, etc...

COMO ME TORNAR UM DIZIMISTA?
Para se tornar um dizimista é muito simples. Preencha com seus dados cadastral a ficha que está à disposição no plantão do Dízimo a Igreja. Caso já queira fazer sua primeira contribuição, é possível no ato do preenchimento da ficha


Coordenador- Amauri Farias

Nenhum comentário: