terça-feira, 19 de julho de 2011

Pastoral da Esperança

PASTORAL DA ESPERANÇA
Atua na revitalização da fé na Ressurreição daqueles que perdem seus entes queridos, sendo presença de solidariedade e de esperança, aliviando o sofrimento e o sentimento de perda diante da morte. Pretende confortar espiritualmente as famílias enlutadas, assistindo-as nos velórios realizando encontros de oração em suas residências e amparar às famílias na perda de parentes.

A Pastoral deve levar a esperança de que aquilo que estamos vivendo agora (a morte), não seja a última palavra, a morte não é o fim de tudo, e para além de toda dor e de toda a morte, existe uma mão que “enxugará as lágrimas de nossos olhos e assim a morte já não existirá nem haverá luto, nem pranto e nem fadiga, porque tudo isso já passou.” (Ap.21,4).

É por causa da fé na ressurreição que nossas preces pelos falecidos têm sentido.

A Pastoral da Esperança também reza pelos que ficam, ajudando-os a superar a dor da perda pelos que partiram e pelos que choram a sua ausência. Procura confortar espiritualmente as famílias enlutadas, assistindo-as nos velórios realizando encontros de oração em suas residências e amparar às famílias na perda de parentes.

O Ministério da Esperanças é a presença e a ação da Igreja Católica nos cemitérios, nas capelas mortuárias e nas casas. Seu objetivo é levar, através do Evangelho uma mensagem de fé e esperança e consolar a todos aqueles que sofrem a perda do ente querido.

Coordenadora da Comunidade: Ana Aide