segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Coordenador (as) Comunitário da Matriz


COORDENADORES (AS) COMUNITÁRIO DA MATRIZ

Coordenadores Comunitários Matriz Santo Antonio

PASTORAL E MOVIMENTO
COORDENADO/E-MAIL
Coordenador da Comunidade
Sirley Tejo 
Pastoral da Acolhida
Paulo
Pastoral dos Adolescentes
Thayla 
Apostolado da Oração
Bete
Pastoral do Batismo
José aparecido ( Dedé)
Pastoral Catequética
Célia / Cleonice
Ministério do Canto
Regina
Pastoral dos Coroinhas
Dona Maria
Pastoral da Criança
Cidinha / Varlete
Cristma
Cristiane
Pastoral do Dízimo
José Antonio e Ilza 
Past. Esperança
Ivone
Pastoral Familiar
Cerimonial
Rogério e Luzia
Marcelo e Camila
Grupo de Reflexão
Maria do Carmo
Pastoral Juventude

Infância Missionária
Márcia
Legião de Maria
Márcia Regina
Pastoral Litúrgica
Alaide
Pastoral dos Ministros
Cido
Movim. Mãe Peregrina

RCC
Edson
Pastoral da Saúde
Sr. Paulo
Serv. Anim. Vocacional (SAV)
Ilda e Leles
Vicentinos
Sandra
Pastoral 3ª Idade
Dalva
PASCOM
Thayla
Adoradores da Eucaristia
Geralda

Coordenadores de Pastorais e Movimento

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA



 

Pastorais e Movimentos
Coordenadores
 
Coordenadora de
Comunidade
 
Marlene
 
Pastoral Litúrgica
 
Marlene
Pastoral do Dízimo
Amauri 
Pastoral da Acolhida
Mônica
Pastoral do Batismo
Marilena
Pastoral Catequética
Sandra
Pastoral dos Coroinhas
Letícia Delcin
Pastoral da Esperança
Ana Aide
Pastoral dos Adolescentes
Lucas
Pastoral dos Ministros
Angelo
Pastoral da Saúde
Maria Eva
Pastoral Familiar
Cidinho 
Movimento dos Adoradores
Angelita Delcin
Movimento Cristma
Vilma
Movimento Mãe Peregrina
Cleide
Mov. Apostolado da Oração
Benedita
Movimento dos Vicentinos
Josias
Missões Pop. Permanentes
Vilma Martins
Grupos Bíblicos de Reflexão
Geraldo
Infância Missionária
Elaine
Mistério do Canto
Fidelcino

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Conselho Econômico Pastoral – CEP 
                                                                                                                                
Coordenadora: Marlene                                                                                                                                          

 Vice-coordenador:  Angelo                                                                                                                  
Tesoureiro: Geraldo  
                                                                                                                                               
Secretaria: Vilma Bueno
Conselheiros: Angelo  - Cidinho - Luiz Ariza

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

História

HISTÓRIA DA PARÓQUIA SANTO ANTONIO

Paróquia Santo Antônio
As comunidades Santo Antônio e São Bonifácio caminharam unidas a partir 1982, quando faziam parte da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Vila Brasil. Na época, eram atendidas pelos freis Franciscanos Ernesto, Ciríaco, Cirilo, Fortunato, Schafa e Marcos. O grande marco deste período foi a construção da capela São Bonifácio, no ano de 1984, com a ajuda dos irmãos das comunidades cristãs da Alemanha.
Em 1990 essas duas comunidades são desmembradas da paróquia Nossa Senhora das Graças e passam a integrar a Nossa Senhora do Carmo do Parque Ouro Branco. O pároco era Jorge Pereira de Mello. Já neste período, as comunidades Santa Luzia e Nossa Senhora da Esperança também faziam parte da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

O padre Jorge conduziu a paróquia até 1994 e teve um grande empenho na implantação das pastorais, vinculadas a Arquidiocese, além de uma especial atenção na formação das lideranças.

Em 1994 o padre Laércio Schinaider assume como pároco da Nossa Senhora do Carmo, sendo bastante fiel às Diretrizes da Igreja de Londrina formando os Conselhos Paroquial de Pastoral e Comunitário de Pastoral em todas as comunidades.                                                                                                      Buscou também organizar administrativamente a Paróquia.

Padre Laércio Schinaider e padre Dirceu, da paróquia São Lourenço, fizeram um trabalho importante na união das igrejas, enquanto Decanato, especialmente nas celebrações de I de Maio, Romaria do Trabalhador, Romaria da Terra e Grito dos Excluídos.

No Ano Jubilar da Arquidiocese, o arcebispo Dom Albano Cavalin fez o propósito de doar terrenos às comunidades que não tinham templo. Nesta época, a comunidade Santo Antônio, que durante vários anos se reunia pare celebrar no Centro Comunitário, depois na capelinha do Iapar e nas casas do Cafezal IV, doadas pelo Monsenhor Bernardo Gaffa e padre Paulo Brincat, recebe o terreno onde hoje está construída a paróquia. Houve também colaboração dos dizimistas da comunidade e apoio especial da paróquia Sagrado Coração de Jesus da Catedral e Nossa Senhora da Lourdes na Vila Siam.

Em outubro de 1999, o padre José Aparecido da Rocha assume a paróquia Nossa Senhora do Carmo e no trabalho com as comunidades constata que a população da paróquia cresceu de forma acelerada, com o surgimento de novos bairros, e que sozinho não teria como dar atenção adequada a todos. Por isso, solicita um vigário auxiliar. A arquidiocese atende a seu pedido e designa o padre Luiz Carlos Senigalia que em 17 de fevereiro assume as comunidades.

No final de 2001 a Arquidiocese definiu pela criação da paróquia Santo Antônio com sede no Cafezal IV. Atualmente ela abrange mais cinco comunidades: São Bonifácio, Nossa Senhora da Esperança, Santa Luzia, São Judas Tadeu e São Miguel.
______________________________________________________________________
HORÁRIO DAS MISSAS

Paróquia Santo Antonio – Matriz - Cafezais II e IV, Acapulco e Del Rei
Domingo –           09:30 – Missa da Catequese
                             19:30
Quarta – Feira -    20:00
1ª Sexta – Feira – 15:00

PARÓQUIA SANTO ANTONIO
Rua: Jair Carvalho de Oliveira, 280 Conjunto Cafezal IV
Londrina Pr – CNPJ: 75.228.825/0075-01 - CEP: 85045-440

PÁROCO: André Almeida Dias, CR.
VIGÁRIO: Claudinei
DIÁCONOS: Luiz Aparecido de Brito e Fernando Fernandes Negrão Jr.

Diáconos


DIÁCONOS

Diácono Fernando
Vocação do diácono, terceiro grau do sacramento da Ordem, o qual tive a Graça de receber pela imposição das mãos do nosso Arcebispo Emérito D. Albano Cavalin, no dia 18 de setembro do ano de 2005.
Ter sido convidado a iniciar os estudos, que duraram 4 anos, já foi uma benção na minha vida e na vida da minha família, e durante todo o período de preparação, com estudos, retiros, direção espiritual, foi sendo cada vez mais um acréscimo da graça de Deus. Tudo isso somado ao carinho e apoio das comunidades, fez com que eu fosse percebendo a grandeza, a importância e a responsabilidade de assumir este sacramento, mas que pela Santíssima Trindade, pela Virgem Maria, por todos os Santos e Santas da nossa Igreja e pelo nosso povo, vale a pena. O diácono tem três funções básicas na vida da igreja: o serviço do altar, a proclamação da Palavra de Deus e o serviço da caridade, e dentro das minhas limitações pessoais tenho procurado exercer de forma equilibrada as três. A minha contribuição é auxiliar os nossos presbíteros, através das celebrações matrimoniais, batismos, celebrações da Palavra, auxílio nas entidades da Arquidiocese como Cáritas, Rádio Alvorada, pastorais, movimentos, missões populares e grupos de reflexão. Finalmente gostaria de agradecer a todos os irmãos da paróquia pelo apoio e pelo carinho que tenho recebido em todas as comunidades, agradecer ao Pe. Acir pela acolhida e confiança que nos é delegada, e a minha esposa, a Bel e aos meus filhos, Arthur e Lucas, que nos momentos mais difíceis desta minha caminhada sempre estiveram ao meu lado e hoje continuam me ajudando e entendendo que em alguns momentos da nossa família nós sacrificamos o nosso tempo por uma causa justa que é a evangelização dos nossos irmãos através do diaconato. Desejo a todos a paz do Cristo Ressuscitado, e que pela intercessão de São Lourenço, padroeiro dos Diáconos, cuja memória celebramos no dia 10 de Agosto, nós possamos ser fiéis testemunhas do Evangelho de Jesus.

______________________________________________________________________
Luiz Aparecido de Brito (Brito), casado a 33 anos com a ministra Luzia

Deste relacionamento tiveram 4 filhos, Flávio 32 anos, esposa Márcia, Luciano 29 anos, esposa Maria, solteiros Rodrigo 21 anos e Renato 18 anos, também tem 3 netos, Gabriel 10 anos, Hugo Ageu 5 anos e Ana Clara 1 ano e 10 meses. Há quase dois anos servindo no trabalho Diaconal na Paróquia Santo Antônio, estou muito feliz com o apoio e a colaborarão de todos os paroquianos, tenho colaborado com o Padre Acir, quem tem sido muito importante na nossa missão e tem dado todo apoio necessário para que eu possa ajudar na administração econômica e Pastoral de nossa Paróquia.  Alguns trabalhos como celebração do Sacramento do Matrimônio, Batismo e Exéquias na colaboração das missões populares e pastorais sociais na Matriz e na comunidade São Judas Tadeu. Tenho também participado da Pastoral Carcerária visitando e celebrando com os nossos irmãos presos. E também fui convidado a fazer parte da nova equipe que vai restruturar a Cáritas Arquidiocesano de Londrina nos próximos dois anos. Eu agradeço a Deus pelo chamado vocacional e também pelas orações de minha família e de todas as comunidades que tem tanto colaborado nessa missão.
Diácono Brito.

Freis Franciscanos

Freis: Cordeiro        Fiorentin               Osni








A Família dos FRADES MENORES MISSIONÁRIOS - FMM é um ramo de inspiração Divina dentro da Família Franciscana que nutre sincero e firme desejo de entender e observar de maneira perfeita, integral e simples o Santo Evangelho, fazendo de Jesus, o centro de nossa vida, através da observância fiel da Regra de São Francisco de Assis, como resposta ao chamado de retorno às fontes, proposta do Concílio Vaticano II, entendendo a fidelidade à Regra como esforço generoso para manter e recuperar os valores franciscanos, mantendo-nos em contínua e progressiva renovação. Característica específica nossa é a missionariedade.

FRADES – Vivemos como irmãos numa vida de oração e trabalhos comunitários e pastorais.
MENORES – queremos ser simples e pobres conforme o ideal deixado por São Francisco em obediência à Igreja.
MISSIONÁRIOS – Disponibilidade em servir dentro e fora das fraternidades, espelhando o amor de Deus, do jeito de São Francisco.
FREIS: Comunidade Santa Maria dos Anjos  - Chácara próxima da pedreira do Cafezal


Frei João Francisco Cordeiro da Cruz
Histórico:
Nascimento: dia 04 de março de 1967 em Campo Alegre.
Ingressou como seminarista menor (1989). Vestição e noviciado no C.S. Antonio (1990).
Sua Profissão Religiosa Temporária: dia 02 de fevereiro de 1991 em Ponta Grossa, PR
Seu Diaconato ocorreu no dia 15 de dezembro de 1996.
Foi ordenado Sacerdote no dia 06 de setembro de 1997 em São José dos Pinhais, PR
Residência no Conv. São Francisco e cursou filosofia e teologia entre 1991 a 1997.
Sua Profissão Perpétua ocorreu no dia 21 de agosto de 1994.
Residiu no Convento Santo Antônio como Mestre extraordinário de Postulantes em 1998.
Residiu no Convento São José entre 1999 a 2001.
Morava em Londrina na comunidade Santa Maria dos Anjos desde 2001.
Trabalhou (2008) é Pároco da Paróquia N. Sra. da Piedade.


Frei Luis Fiorentin
Trabalho de Missões no Mato Grosso.                           
(São Maria das Barreiras – AM)
Família Indígena junto com Frei Amarildo e Frei Luis Fiorentin.




Frei Osni brincando de gincana
Frei Osni (PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO – APUÍ - AM)
COMUNIDADE SÃO PIO DE PIETRELCINA

Frei Osni Antonio Dombroski,fmm
Ordenou São Francisco aos seus freis: “Ide, caríssimos, dois a dois, pelos diversas partes do mundo, anunciando aos homens a paz e a conversão para a remissão dos pecados; e sede pacientes na tribulação, seguros do que o Senhor cumplirá seu propósito e sua promessa”. Do livro: I Celano número 29. 
    Sem nenhuma outra intenção, nós da Comunidade Santa Maria dos Anjos viemos para Londrina, no desejo de pregar a paz e a conversão de vida para o Evangelho, começando por nós mesmos.
     Fizemos nossos planos, projetos... mas como diz um ditado popular: “ O homem propõem, mas é Deus quem dispõem”. Viemos com intuito de fazer uma comunidade formativa (NOVICIADO), mas depois de tudo o que houve, até o momento presente vemos a vontade de Deus nos trazendo a uma nova realidade, e aqui estamos em uma comunidade pastoral. Por isso a pedido do Dom Orlando estamos aqui no Jardim Tóquio, cuidando da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.                      
    Nosso carisma é missionário, nosso desejo é ser útil ao Reino do Senhor, vivendo onde ele nos coloca com o nosso jeito franciscano de ser.
    Frei Osni, neste espírito missionário foi para o Amazônia com mais 3 freis e 2 irmãs, (na região de Humaitá, cidade de Apuí), participou de 2 meses de um tempo forte de missão na região. Vamos abrir também uma comunidade missionária lá na região do Mato Grosso, numa região pobre e com poucos recursos espirituais.
      Uma outra indagação, como está o nosso batismo. Como anda a nossa fé?  O nosso testemunho? Ser missionário (a) não quer dizer ir longe pregar a fé, esse “ir longe” às vezes, é ir até o nosso (a) irmão (a), na escola, no trabalho, na vizinhança, que vemos está longe de Deus, solitário como ovelha abandonada. Quando vivemos o amor desinteressado e perseverante estamos sendo missionários(as).    
    São Francisco rogai no final de uma vida: “Assim como o Senhor esteve comigo sempre, assim ele esteja com vocês até a fim abençoando a todos”.
PAZ E BEM!


Frei Valdir dos Reis Fontana, OFMCap  
                                                        
 Atividade atual: Guardião, Pároco
  Nascimento: 03.10.1969 em Santo Ant. da Platina-PR
  Vestição:
15.01.2001 em Joinville-SC
  Prof.
temporária: 15.01.2002 em Joinville-SC
  Prof.
perpétua: 06.05.2005 em Londrina-PR
  Ordenação
diaconal: 27.08.2005 em Londrina-PR
  Ordenação
presbiteral: 04.02.2006 em Santo Ant. da      Platina-PR





Endereço postal:
E-mail: http://www.blogger.com/goog_1728455779
http://www.capuchinhosprsc.org.br/


FRATERNIDADE SÃO LOURENÇO
Rua Coronel Bertaso, 910
89990-000 - SÃO LOURENÇO D'OESTE - SC
Tel: (49) 3344 1492


 Frei Valdir, filho de Aristides dos Reis Fontana e Aparecida Siqueira Fontana tem cinco irmãos e seis sobrinhos. Nascido aos 3 de outubro de 1969, no bairro São Joaquim de Baixo em Santo Antônio da Platina, cresceu no bairro São Pedro, onde reside sua família. Iniciou seus estudos primários na escola rural municipal José Bonifácio.


Ingressou no Seminário Nosso Senhor de Guadalupe, na mesma cidade, em 1994. Concluiu o 2º grau em 1997 no Colégio Camões em Curitiba e, no ano de 2000, terminou seus estudos filosóficos em Ponta Grossa, no convento Bom Jesus dos Freis capuchinhos. Aos 15.1.2001, iniciou o noviciado e, no ano seguinte, emitiu seus primeiros votos 15.1.2002.
Em Londrina-PR, cursou a Teologia no Instituto Paulo VI. Por ocasião da visita do Ministro Geral (Frei John Corriveau) fez a profissão perpétua aos 6.5.2005, em Butiatuba - PR, e recebeu o diaconato aos 27.9.2005, em Londrina, onde também concluiu a Teologia. Após sua ordenação sacerdotal, trabalhará no convento Bom Jesus, em Ponta Grossa - PR.
Ordenação presbiteral – A ordenação presbiteral aconteceu no dia 4.02.2006, na igreja matriz de Santo Antônio da Platina – PR.
                                                                                                 
Primeira Missa – Na mesma igreja matriz, Frei Valdir celebrou, às 9h30 de 5.2.2006, sua primeira missa solene, transmitida pela Rádio Difusora local, com a presença de 12 concelebrantes, diversos outros Freis e a igreja cheia de fiéis.

PARÓQUIA SÃO LOURENÇO